Como aumentar o número de pacientes na sua clínica?
Muitas vezes, ser um médico de excelência não basta para atrair e fidelizar pacientes na clínica. Como todo negócio, essa é uma atividade que envolve conhecimentos variados, como relacionamento com o público, marketing e gestão financeira.Além disso, depender apenas da indicação de pacientes atuais ou do fluxo gerado pelos planos de saúde costuma não ser suficiente para transformar a clínica em um negócio sustentável e de sucesso.Pensando nisso, separamos algumas dicas efetivas que podem ajudá-lo a mudar esse cenário e levar a sua clínica para outro patamar. Confira!
1. Divulgação é a alma do negócio
Engana-se quem pensa que uma clínica médica não precisa ou não pode investir em ações de marketing para atrair pacientes.Essa é uma atividade fundamental, no entanto, precisa ser feita de forma estratégica para trazer resultados.Uma boa dica nesse sentido é apostar no marketing digital e de conteúdo. Por meio deles, é possível levar informações e dicas relevantes aos pacientes e, dessa forma, posicionar a clínica como autoridade no tema.E, quando você consegue atingir esse patamar, as pessoas passam a reconhecer seu trabalho como importante e valioso. O resultado são novos pacientes indo até vocês de forma espontânea!
2. Trabalhe a sua imagem profissional
A figura do médico também é muito importante no momento de atrair mais pacientes para a clínica. Quando ele é reconhecido como autoridade na área, as pessoas naturalmente começam a procurá-lo, uma vez que se sentem seguras com essa escolha.Para isso, é preciso investir também na sua imagem profissional. Esteja aberto para dar entrevistas para blogs, portais de notícia e, até mesmo, canais de TV. Fale sobre a sua especialização, principalmente se ela estiver relacionada a assuntos do momento.Para ajudá-lo nessa tarefa, uma boa dica pode ser contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa. Essas empresas, por já terem contato com veículos de comunicação, conseguirão entrevistas com mais facilidade.
3. Ouça o que os pacientes têm a dizer
Muitas vezes, a grande dificuldade em aumentar o número de pacientes está ligada à algum ponto que a clínica precisa melhorar. Seja o atendimento, o ambiente físico da clínica ou, até mesmo, a relação entre o médico e o paciente.O importante aqui é abrir canais de comunicação ágeis e fáceis com os pacientes para que eles possam trazer sugestões e apresentar o que foi positivo e negativo na consulta.Use esse feedback para melhorar cada vez mais o atendimento e as consultas. Com isso, os níveis de satisfação vão aumentar e, consequentemente, a retenção de pacientes.
4. Foque mais no relacionamento entre médico e paciente
Essa é outra atividade que costuma ser deixada de lado pelas clínicas e que exerce um impacto direto no número de novos pacientes.A relação entre o médico e paciente precisa ser próxima e ir além da consulta presencial. Para isso, você pode abrir canais para que os pacientes possam tirar dúvidas após a consulta.Apostar em redes sociais para a clínica para dar dicas e alertar as pessoas sobre cuidados com a saúde também é uma excelente maneira de estreitar a relação!
5. Atendimento de qualidade faz toda a diferença
Todo paciente quer sentir que está recebendo um atendimento único e exclusivo. E, quando isso acontece, as chances de ele voltar à clínica e recomendá-la a outras pessoas é muito maior.No entanto, essa é uma tarefa muito mais complexa do que imaginamos. A atenção dada para atender os pacientes pelo telefone, por exemplo, costuma ser determinante para que eles marquem e compareçam às consultas.Por isso, é essencial prestar atenção a essa atividade na clínica. Tome cuidado para não deixar a secretária com muitas funções, pois isso acaba acarretando em um atendimento telefônico defasado. Aproveite das vantagens de serviços como o da secretária virtual em que é possível terceirizar os agendamentos da clínica e, assim, aumentar o número de pacientes e os níveis de satisfação. Agora queremos saber: você adota essas ou outras práticas para aumentar o número de pacientes na sua clínica? Conte para a gente nos comentários e vamos trocar experiências!
Muitas vezes, ser um médico de excelência não basta para atrair e fidelizar pacientes na clínica. Como todo negócio, essa é uma atividade que envolve conhecimentos variados, como relacionamento com o público, marketing e gestão financeira.Além disso, depender apenas da indicação de pacientes atuais ou do fluxo gerado pelos planos de saúde costuma não ser suficiente para transformar a clínica em um negócio sustentável e de sucesso.Pensando nisso, separamos algumas dicas efetivas que podem ajudá-lo a mudar esse cenário e levar a sua clínica para outro patamar. Confira!
1. Divulgação é a alma do negócio
Engana-se quem pensa que uma clínica médica não precisa ou não pode investir em ações de marketing para atrair pacientes.Essa é uma atividade fundamental, no entanto, precisa ser feita de forma estratégica para trazer resultados.Uma boa dica nesse sentido é apostar no marketing digital e de conteúdo. Por meio deles, é possível levar informações e dicas relevantes aos pacientes e, dessa forma, posicionar a clínica como autoridade no tema.E, quando você consegue atingir esse patamar, as pessoas passam a reconhecer seu trabalho como importante e valioso. O resultado são novos pacientes indo até vocês de forma espontânea!
2. Trabalhe a sua imagem profissional
A figura do médico também é muito importante no momento de atrair mais pacientes para a clínica. Quando ele é reconhecido como autoridade na área, as pessoas naturalmente começam a procurá-lo, uma vez que se sentem seguras com essa escolha.Para isso, é preciso investir também na sua imagem profissional. Esteja aberto para dar entrevistas para blogs, portais de notícia e, até mesmo, canais de TV. Fale sobre a sua especialização, principalmente se ela estiver relacionada a assuntos do momento.Para ajudá-lo nessa tarefa, uma boa dica pode ser contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa. Essas empresas, por já terem contato com veículos de comunicação, conseguirão entrevistas com mais facilidade.
3. Ouça o que os pacientes têm a dizer
Muitas vezes, a grande dificuldade em aumentar o número de pacientes está ligada à algum ponto que a clínica precisa melhorar. Seja o atendimento, o ambiente físico da clínica ou, até mesmo, a relação entre o médico e o paciente.O importante aqui é abrir canais de comunicação ágeis e fáceis com os pacientes para que eles possam trazer sugestões e apresentar o que foi positivo e negativo na consulta.Use esse feedback para melhorar cada vez mais o atendimento e as consultas. Com isso, os níveis de satisfação vão aumentar e, consequentemente, a retenção de pacientes.
4. Foque mais no relacionamento entre médico e paciente
Essa é outra atividade que costuma ser deixada de lado pelas clínicas e que exerce um impacto direto no número de novos pacientes.A relação entre o médico e paciente precisa ser próxima e ir além da consulta presencial. Para isso, você pode abrir canais para que os pacientes possam tirar dúvidas após a consulta.Apostar em redes sociais para a clínica para dar dicas e alertar as pessoas sobre cuidados com a saúde também é uma excelente maneira de estreitar a relação!
5. Atendimento de qualidade faz toda a diferença
Todo paciente quer sentir que está recebendo um atendimento único e exclusivo. E, quando isso acontece, as chances de ele voltar à clínica e recomendá-la a outras pessoas é muito maior.No entanto, essa é uma tarefa muito mais complexa do que imaginamos. A atenção dada para atender os pacientes pelo telefone, por exemplo, costuma ser determinante para que eles marquem e compareçam às consultas.Por isso, é essencial prestar atenção a essa atividade na clínica. Tome cuidado para não deixar a secretária com muitas funções, pois isso acaba acarretando em um atendimento telefônico defasado. Aproveite das vantagens de serviços como o da secretária virtual em que é possível terceirizar os agendamentos da clínica e, assim, aumentar o número de pacientes e os níveis de satisfação. Agora queremos saber: você adota essas ou outras práticas para aumentar o número de pacientes na sua clínica? Conte para a gente nos comentários e vamos trocar experiências!